Visita Guiada Convento São Pedro Alcântara

8 Junho de 2019 (Sábado)
Hora concentração: 14:30h às 14:55
Hora de Início: 15:00 em ponto
Ponto encontro: Convento São Pedro Alcântara – Rua Luísa Todi, 1, Lisboa

PREÇO: 10 euros por pessoa (grátis para crianças até 12 anos) A pagar ao guia no início do passeio

Ocupado nas últimas décadas pela Comunidade Religiosa Feminina da Congregação de Maria, que aqui diligenciava o recolhimento de jovens carenciadas, este convento data do século XVII, tendo sofrido alterações nos dois séculos seguintes. A sua arquitetura, marcadamente religiosa, dos franciscanos capuchinhos arrábidos, é uma homenagem ao santo castelhano São Pedro de Alcântara.
Ocupando uma vasta área, compreendida entre o Jardim do Miradouro e a Rua da Rosa, a sua edificação deve-se ao primeiro marquês de Marialva e conde de Cantanhede que, em 1665, na Batalha de Montes Claros (guerra da Restauração), fez um voto de fundar um convento dedicado ao referido santo.
Dom Veríssimo de Lencastre (1615-1692), cardeal de Lencastre e arcebispo de Braga, inquisidor-mor do Reino, enriqueceu o edifício com doações pecuniárias, tendo os seus herdeiros, os marqueses de Abrantes, construído e mantido uma extraordinária capela em mármore embutido, de João Antunes, arquiteto régio.
Na igreja do Convento, com pintura barroca joanina, vinda do Convento de Mafra no período posterior ao terramoto, sobressaem os altares em talha dourada, a iconografia franciscana, o teto pintado em grissaillee a pintura em marmoreado das paredes. A capela-mor inclui a pintura de Bento Coelho da Silveira e de André Gonçalves, complementadas, mais tarde, pela obra de Luciano Freire. Na sacristia, podem ser admirados os quadros de Bento Coelho, de uma fase tardia, dedicados ao “Caminho da Perfeição”, livro publicado, em Antuérpia, por Benedictus van Haeften.

Duração aproximada: 2 Horas
Equipamento Sugerido: Vestuário adequado; Calçado confortável para caminhar; Mochila; Água; Suplemento alimentar
Inclui: Seguro de Acidentes pessoais; Guia
Idioma: Língua Portuguesa

Crédito da Foto – @André Correia

ohlisboamail@gmail.com
www.facebook.com/ohlisboablog
960 452 371 / 937 707 314
RNAAT Nº 594/2015

Deixe-nos a sua opinião.