Da Lisboa Muçulmana à Lisboa Cristã

Dia
Hora de encontro:
LOCAL DE ENCONTRO: Escadaria da Sé de Lisboa



Distância: 6,5 km / Duração : 2,5 Horas / Grau de dificuldade: Baixo
Equipamento Sugerido: Calçado confortável para caminhar; Mochila; Água; Suplemento alimentar.

A NOSSA GUIA: Filipa Santos é licenciada em história e mestre em história medieval. Tem dedicado os seus estudos ao período da reconquista e a ocupação árabe, tendo ao mesmo colaborado com vários museus da cidade de Lisboa.

SINOPSE:

Da Lisboa Muçulmana à Lisboa Cristã – um percurso pela Lisboa dos Cruzados.
Durante o domínio muçulmano do Al-Andalus, Lisboa tornou-se numa das maiores e mais importantes cidades do ocidente peninsular. Vários tratados compostos por geógrafos árabes referem-se à madina al-Ushbuna, às portas das suas muralhas, às riquezas da sua terra e ao mar que a banhava.
Não é por isso de estranhar que a cidade fosse também cobiçada pelos cristãos, que a reconquistaram definitivamente em Outubro de 1147 – um facto celebrado em toda a Cristandade. Foi nesse contexto que se produziram três cartas, atribuídas a outros tantos cruzados que participaram na conquista da cidade (Raul, Arnulfo e Duodequino), e que relatam pormenorizadamente o assédio, possibilitando-nos assim reconstruir uma imagem de Lisboa nos meados do século XII.
Neste percurso, iremos percorrer alguns dos locais mencionados nestes documentos, procurando identificá-los com a correspondente paisagem urbana lisboeta dos nossos dias (Castelo, Alfama, Mouraria e Baixa).

Deixe-nos a sua opinião.